Python possui um módulo de logging bastante robusto já embutido em sua biblioteca padrão. Esse módulo disponibiliza muita coisa pronta para que qualquer pessoa comece a incluir logs em sua aplicação sem grande esforço. Não obstante, o módulo é também altamente configurável, permitindo personalizar a estrutura de handling dos logs, o formato das mensagens, entre outras coisas.
Em algumas situações, pode ser interessante que a mensagem de log gerada seja um JSON bem formatado, contendo informações sobre o fluxo da aplicação em formato chave-valor. Isto é, em vez de emitir logs esparsos, que teriam que ser agregados para dar visão geral do fluxo, poderíamos ter um único log em formato JSON impresso ao final da execução de determinado fluxo (independentemente desse fluxo ter terminado de forma bem sucedida ou não). Essa abordagem facilita não somente a busca por mensagens específicas (usando ferramentas como o CloudWatch Logs Insights) mas também o próprio processo de depuração de problemas, concentrando as informações necessárias num formato bem estruturado.
Em Python, podemos gerar strings JSON a partir de dicionários. Usando as cláusulas try/except/finally
, consequimos também garantir a impressão dos logs qualquer que seja o resultado da execução do fluxo contido no bloco de tratamento de exceções. A maior dificuldade é repetir todo esse boilerplate nos pontos em que é necessário aplicar o log JSON. Podemos então lançar mão de mais um recurso da linguagem a fim de evitar essa repetição: decoradores. O Gist a seguir mostra uma maneira de conectar todas essas ideias para construir um decorador que, ao ser aplicado a um método/função, permite construir facilmente um log JSON que será impresso ao final da execução desse método/função, ainda que um erro aconteça durante a execução.
No comments
Post a Comment